quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Produção oral com destino escrito

OBJETIVOS - O que os alunos podem aprender nesta atividade?

ü      Perceber a diferença entre a linguagem oral e a linguagem escrita.
ü      Comportamentos de escritor: planejar o que irá escrever, rever enquanto escreve, escolher uma entre várias possibilidades, rever após escrever etc.

PLANEJAMENTO
ü      Quando realizar? Deve ser realizada em três ou quatro etapas, para que não canse demais os alunos.
ü      Como organizar o grupo? Voltados para o quadro-negro.
ü      Duração: cerca de 40 minutos.

ENCAMINHAMENTO

ü      A história já deve ser bem conhecida do grupo.
ü      Comunique a eles que o trabalho que se iniciará naquele momento vai prosseguir por alguns dias, pois um bom texto leva tempo para ser escrito.
ü      Avise que você será o escriba, mas que eles é que irão contar a história. Diga também que, depois que a história estiver pronta, você vai dar có­pias para que todos as levem para casa e mostrem para seus familiares.
ü      Pergunte, então, como acham que a história deve começar. Discuta com o grupo as várias possibilidades e escreva a que fIca melhor (em letra bas­tão). Coloque questões que os façam refletir sobre a linguagem escrita. Você pode fazer perguntas como:
§         Esta é a melhor forma de escrevermos isso?
§         Será que o leitor vai entender o que queremos dizer?
§         Falta alguma informação neste trecho?
§         Como podemos fazer para esta parte ficar mais emocionante (bonita, com suspense etc.)?
ü      Na hora em que perceber que estão cansados, interrompa, copie o trecho que tiver sido escrito em papel kraft da lousa e avise que continuarão posteriormente.
ü      No dia em que continuar, coloque o papel com o trecho escrito na lousa, leia o que foi feito e dê prosseguimento à produção procedendo da mes­ma forma.
ü      Quando o texto estiver pronto, o ideal é que todos tenham cópias mimeo­grafadas para levar para casa.


O  QUE MAIS  FAZER?

Este procedimento de produzir textos oralmente pode ser amplamente utilizado, principalmente neste momento em que ainda têm muita dificuldade em grafar um texto, mas são perfeitamente capazes de compreender e produzir a linguagem escrita. Você pode propor a escrita de alguns trechos ou de outros tipos de textos, como os informativos, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário