quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Leitura e escrita de textos memorizados

Há textos que, pela forma como estão organizados, são facilmente memori¬záveis. A presença de rimas, o ritmo, as brincadeiras com as palavras ou ainda seu uso em alguns jogos infantis fazem com que as crianças tenham especial prazer em recitá-los. Diversificar o repertório dos alunos com parlendas, cantigas, trava-línguas ou poemas é uma preocupação interessante em si mesma, pois são textos nos quais a linguagem é tratada como um brinquedo: os duplos sen¬tidos são explorados, o som de cada palavra ganha um significado especial, as metáforas e outras figuras de linguagem entram em cena... Neles, a linguagem ganha uma dimensão lúdica que vale a pena explorar. Em função disso, convém lembrar que, embora sejam excelentes para pro¬mover o avanço na compreensão do sistema de escrita, esses textos devem ser explorados antes em seu próprio sentido, naquilo que têm de inusitado, de en¬graçado, de diferente. É importante que você dê aos alunos um tempo para que conheçam o texto, possam compreendê-lo, apreciá-lo e divertir-se com ele. As atividades sugeridas, que podem ajudar muito a promover avanços na escrita, devem ocorrer após ter sido feita essa aproximação. Ao trabalhar nas atividades de leitura já sabendo o que está escrito, os alu¬nos se dedicam a relacionar aquilo que vocalizam enquanto recitam o texto e o que vêem no papel. À medida que avançam na compreensão da escrita, essa correspondência vai se tornando mais precisa, aproximando-se cada vez mais das letras de cada palavra. Realizar essas atividades de leitura com freqüência, soli¬citando aos alunos que o acompanhem em suas cópias, indicando com o dedo o que estão lendo, é um ótimo desafio para os alunos que ainda não sabem ler. A seguir apresentamos algumas sugestões de atividades envolvendo a lei¬tura de poemas: leitura com localização de palavras, ditado com consulta e escrita de versos.

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