EJA
PROJETO: “HISTÓRIA DE UM POVO TRABALHADOR: VIVIDA E CANTADA”
Justificativa:
A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré-história. E, desde os primórdios, a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.
Além disso, ela pode ser uma ferramenta facilitadora para compreensão dos momentos históricos, políticos e socais.
É com esse enfoque que desenvolveremos o seguinte projeto. O objetivo aqui apresentado é que o aluno entenda que determinada música fala de uma época da história do Brasil e de como o trabalho e o trabalhador era visto neste contexto histórico..
Objetivo Geral; Retratar fatos histórico-sociais e políticos da sociedade brasileira através de composições musicais dando um enfoque no trabalho e situação do trabalhador em cada época.
Objetivos específicos:
- Promover situações de reflexão critica sobre o trabalho na sociedade;
- Relatar fatos da historia do Brasil que influenciaram as gerações futuras e a concepção de trabalho e trabalhador;
- Apreciar e analisar músicas e composições brasileiras;
- Apropriar-se da linguagem escrita;
- Desenvolver a apreciação musical;
- Ampliar o repertório musical dos alunos;
Etapas:
QUANDO? | O QUE? | COMO? | RESPONSAVEL |
Segundas-feiras | Apreciação de uma musica. | · Ouvir e cantar a música. · Ouvir e discutir os fatos políticos/históricos retratados nela | Educador Musical e professores da sala |
Segundas e terças | · Estudo da biografia do compositor e/ou interprete. · Pesquisa mais aprofundada do fato histórico/político retratado na música da semana. · Pesquisar sobre condições do trabalho/trabalhador ao longo da história · Apropriação da linguagem escrita com auxilio das ferramentas tecnológicas; | · No laboratório da informática | Professores da sala em parceria com a Professora de Informática |
Quarta- feira | · Estudo da biografia do compositor e/ou interprete. · Pesquisa mais aprofundada do fato histórico/político retratado na música da semana. · Pesquisar sobre condições do trabalho/trabalhador ao longo da história | Pesquisa na Biblioteca | Professores da sala em parceria com a Bibliotecária |
Durante a semana | · Aprofundamento do assunto se houver interesse da sala e/ou se for conteúdo termo. Nas aulas de história e Geografia; · Enfoque literário na letra da música; · Criação de Paródias; | · Promover debates e estudos sobre a história do Brasil contextualizada na música; · Análise da música com foco na língua portuguesa; · Explorar a letra da música, rimas, ortografia etc; · Trabalhar assuntos pertinentes ao contexto político /social atual e escrever uma letra para música/melodia conhecida pelo grupo | Professor da sala |
Sugestões de musicas a serem trabalhadas no semestre:
- Funeral de um lavrador- Chico Buarque - Descreve o trabalho no campo;
- Vida de operário – Patu Fu - Operariado, dificuldades após industrialização;
- Construção – Chico Buarque
- Navio Negreiro – Castro Alves cantada por Chico Buarque
- Cio da terra -
Bibliografia:
- Site: Aprenda história através da música
- Proposta curricular de São Bernardo do Campo;
Elaboração:
Professoras :
Shirlene Pereira Costa
Rita de Cássia Pessoa Correia
Suellen Vital Pereira Santana
Karen Kelly Curcovezki Amaral
Coordenadora: Gláucia Demarchi de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário