quinta-feira, 6 de outubro de 2011



EJA

PROJETO: “HISTÓRIA DE UM POVO TRABALHADOR: VIVIDA E CANTADA”

Justificativa:

       
A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré-história. E, desde os primórdios, a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.
            Além disso, ela pode ser uma ferramenta facilitadora para compreensão dos momentos históricos, políticos e socais.
            É com esse enfoque que desenvolveremos o seguinte projeto. O objetivo aqui apresentado é que o aluno entenda que determinada música fala de uma época da história do Brasil e de como o trabalho e o trabalhador era visto neste contexto histórico..

Objetivo Geral; Retratar fatos histórico-sociais e políticos da sociedade brasileira através de composições musicais dando um enfoque no trabalho e situação do trabalhador em cada época.

Objetivos específicos:
  • Promover situações de reflexão critica sobre o trabalho na sociedade;
  • Relatar fatos da historia do Brasil que influenciaram as gerações futuras e a concepção de trabalho e trabalhador;
  • Apreciar e analisar músicas e composições brasileiras;
  • Apropriar-se da linguagem escrita;
  • Desenvolver a apreciação musical;
  • Ampliar o repertório musical dos alunos;

Etapas:
QUANDO?
O QUE?
COMO?
RESPONSAVEL
Segundas-feiras
Apreciação de uma musica.
·        Ouvir e cantar a música.
·        Ouvir e discutir os fatos políticos/históricos retratados nela
Educador Musical e professores da sala
Segundas e terças
·        Estudo da biografia do compositor e/ou interprete.
·        Pesquisa mais aprofundada do fato histórico/político retratado na música da semana.
·        Pesquisar sobre condições do trabalho/trabalhador ao longo da história
·        Apropriação da linguagem escrita com auxilio das ferramentas tecnológicas;
·        No laboratório da informática
Professores da sala em parceria com a Professora de Informática

Quarta- feira
·        Estudo da biografia do compositor e/ou interprete.
·        Pesquisa mais aprofundada do fato histórico/político retratado na música da semana.
·        Pesquisar sobre condições do trabalho/trabalhador ao longo da história
Pesquisa na Biblioteca
Professores da sala em parceria com a Bibliotecária
Durante a semana
·        Aprofundamento do assunto se houver interesse da sala e/ou se for conteúdo termo. Nas aulas de história e Geografia;

·        Enfoque literário na letra da música;

·         Criação de Paródias;
·        Promover debates e estudos sobre a história do Brasil contextualizada na música;

·        Análise da música com foco na língua portuguesa;

·        Explorar a letra da música, rimas, ortografia etc;

·        Trabalhar assuntos pertinentes ao contexto político /social atual e escrever uma letra para música/melodia conhecida pelo grupo

Professor da sala


Sugestões de musicas a serem trabalhadas no semestre:

  1. Funeral de um lavrador- Chico Buarque - Descreve  o trabalho no campo;
  2. Vida de operário – Patu Fu  - Operariado, dificuldades após industrialização;
  3. Construção – Chico Buarque
  4. Navio Negreiro – Castro Alves cantada por Chico Buarque
  5. Cio da terra -

Bibliografia:

  • Site: Aprenda história através da música
  • Proposta curricular de São Bernardo do Campo;

Elaboração:
Professoras :
Shirlene Pereira Costa
Rita de Cássia Pessoa Correia
Suellen Vital Pereira Santana
Karen Kelly Curcovezki Amaral

Coordenadora: Gláucia Demarchi de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário