quarta-feira, 9 de novembro de 2011

AI QUE SAUDADE !

 Ai que saudades que eu tenho
 Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais. . .
Me sentia rejeitada,
Tão feia, desajeitada,
Tão frágil, tola, impotente,
Apesar dos laranjais.
Ai que saudades que eu tenho
 Da aurora da minha vida,
Não gostava da comida
Mas tinha que comer mais. . .
Espinafre, beterraba,
E era fígado e era fava,
E tudo que eu não gostava
Em porções industriais.
Como são tristes os dias
Da criança escravizada,
Todos mandam na coitada,
 Ela não manda em ninguém. . .
O pai manda, a mãe desmanda,
O irmão mais velho comanda,
Todos entram na ciranda,
 E ela sempre diz amém. . .
Naqueles tempos ditosos
Não podia abrir a boca,
E a professora era louca,
Só queria era gritar.
enta direito, menina!
Ou se não, tem sabatina!
Que letra mais horrorosa!
 E pare de conversar!
Oh dias da minha infância,
Quando eu ficava doente,
Ou sentia dor de dente,
E lá vinha tratamento!
Era um tal de vitamina. . .
Mingau, remédio, vacina,
Inalação e aspirina,
Injeção e linimento!
E sem falar na tortura:
Blusa de gola engomada,
Roupa de cava apertada,
Sapatinho de verniz. . .
E as ordens? Anda direto!
 Diz bom dia pras visitas!
Que menina mais sem jeito!
 Tira o dedo do nariz!
Que aurora! Que sol! Que nada!
Vai já guardar os brinquedos!
 Menina, não chupe os dedos!
Não pode brincar na lama!
Vai já botar o agasalho!
Vai já fazer a lição!
Criança não tem razão!
É tarde, vai já pra cama!
Vê se penteia o cabelo!
Menina se mostradeira!
Menina novidadeira!
Está se rindo demais! -
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!

I - CONVERSA SOBRE O TEXTO

1) Você gostou da poesia? Por quê? R: ____________________________________________________________________
2) Você concorda com o texto “todos mandam na coitada, ela não, manda em ninguém”? R: _________________________________________________________________________
3) Quais são as partes da poesia com as quais você se identificou? R: ____________________________________________________________________________ 

II - USO DAS PALAVRAS

4) Escolha no quadro o melhor sinônimo para a palavra destacada em cada frase e escreva-a na linha abaixo.
 a) Ai que saudades que eu tenho da aurora da minha vida. __________________
 b) E era fígado e era fava. __________________
c) E sem falar na tortura. _________________
d) Naqueles tempos ditosos. _______________
e) Senta direito, menina! Ou se não, tem sabatina! __________________

5) Verifique em seu dicionário as definições dadas às palavras a seguir, e assinale com c ou e conforme estejam certa ou erradas. Escreva o significado correto das palavras erradas.

 a) Rejeitada é o mesmo que desprezada. ( )_______________________________________________________
b) Linimento é um remédio liquido que se dissolve na água para ser bebido. ( ) ___________________________
c) Inalação é um processo em que se mistura um medicamento na água e se inspira para que entre pelas vias espiratórias. ( ) ____________________________________________________________________________
d) Engomada é quem tem goma, uma doença que dá na língua das aves. ( ) ____________________________
e) Cava da roupa é um lugar onde se fez um buraco porque a roupa rasgou. ( ) _________________________

III - ESCREVE SOBRE O TEXTO

 6) Quem conta sobre a infância, um menino ou uma menina? Como você sabe disso? Justifique com uma frase do próprio texto. __________________________________________________

7) Assinale as alternativas corretas, de acordo com o texto.
A personagem do texto se sentia: ( ) bela ( ) feia ( ) fraca ( ) forte ( ) inteligente ( ) tola ( ) impotente ( ) poderosa

As comidas que detestava eram: ( ) alface ( ) fígado ( ) espinafre ( ) tomate ( ) bisteca ( ) beterraba ( ) frango ( ) fava

A personagem usava: ( ) camiseta ( ) blusa de gola engomada ( ) tênis ( ) sapatinho de verniz

8) Qual era o tratamento recebido pela criança quando ficava doente ou com dor de dente? _____________________________________________________________________________________
9) Que lembrança à personagem tem de sua escola? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 10) Leia novamente o texto. Pense e escreva quais as coisas que as pessoas já disseram para você fazer. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leitura e escrita de textos memorizados

Há textos que, pela forma como estão organizados, são facilmente memori¬záveis. A presença de rimas, o ritmo, as brincadeiras com as palavras ou ainda seu uso em alguns jogos infantis fazem com que as crianças tenham especial prazer em recitá-los. Diversificar o repertório dos alunos com parlendas, cantigas, trava-línguas ou poemas é uma preocupação interessante em si mesma, pois são textos nos quais a linguagem é tratada como um brinquedo: os duplos sen¬tidos são explorados, o som de cada palavra ganha um significado especial, as metáforas e outras figuras de linguagem entram em cena... Neles, a linguagem ganha uma dimensão lúdica que vale a pena explorar. Em função disso, convém lembrar que, embora sejam excelentes para pro¬mover o avanço na compreensão do sistema de escrita, esses textos devem ser explorados antes em seu próprio sentido, naquilo que têm de inusitado, de en¬graçado, de diferente. É importante que você dê aos alunos um tempo para que conheçam o texto, possam compreendê-lo, apreciá-lo e divertir-se com ele. As atividades sugeridas, que podem ajudar muito a promover avanços na escrita, devem ocorrer após ter sido feita essa aproximação. Ao trabalhar nas atividades de leitura já sabendo o que está escrito, os alu¬nos se dedicam a relacionar aquilo que vocalizam enquanto recitam o texto e o que vêem no papel. À medida que avançam na compreensão da escrita, essa correspondência vai se tornando mais precisa, aproximando-se cada vez mais das letras de cada palavra. Realizar essas atividades de leitura com freqüência, soli¬citando aos alunos que o acompanhem em suas cópias, indicando com o dedo o que estão lendo, é um ótimo desafio para os alunos que ainda não sabem ler. A seguir apresentamos algumas sugestões de atividades envolvendo a lei¬tura de poemas: leitura com localização de palavras, ditado com consulta e escrita de versos.

Produção oral com destino escrito

OBJETIVOS - O que os alunos podem aprender nesta atividade?

ü      Perceber a diferença entre a linguagem oral e a linguagem escrita.
ü      Comportamentos de escritor: planejar o que irá escrever, rever enquanto escreve, escolher uma entre várias possibilidades, rever após escrever etc.

PLANEJAMENTO
ü      Quando realizar? Deve ser realizada em três ou quatro etapas, para que não canse demais os alunos.
ü      Como organizar o grupo? Voltados para o quadro-negro.
ü      Duração: cerca de 40 minutos.

ENCAMINHAMENTO

ü      A história já deve ser bem conhecida do grupo.
ü      Comunique a eles que o trabalho que se iniciará naquele momento vai prosseguir por alguns dias, pois um bom texto leva tempo para ser escrito.
ü      Avise que você será o escriba, mas que eles é que irão contar a história. Diga também que, depois que a história estiver pronta, você vai dar có­pias para que todos as levem para casa e mostrem para seus familiares.
ü      Pergunte, então, como acham que a história deve começar. Discuta com o grupo as várias possibilidades e escreva a que fIca melhor (em letra bas­tão). Coloque questões que os façam refletir sobre a linguagem escrita. Você pode fazer perguntas como:
§         Esta é a melhor forma de escrevermos isso?
§         Será que o leitor vai entender o que queremos dizer?
§         Falta alguma informação neste trecho?
§         Como podemos fazer para esta parte ficar mais emocionante (bonita, com suspense etc.)?
ü      Na hora em que perceber que estão cansados, interrompa, copie o trecho que tiver sido escrito em papel kraft da lousa e avise que continuarão posteriormente.
ü      No dia em que continuar, coloque o papel com o trecho escrito na lousa, leia o que foi feito e dê prosseguimento à produção procedendo da mes­ma forma.
ü      Quando o texto estiver pronto, o ideal é que todos tenham cópias mimeo­grafadas para levar para casa.


O  QUE MAIS  FAZER?

Este procedimento de produzir textos oralmente pode ser amplamente utilizado, principalmente neste momento em que ainda têm muita dificuldade em grafar um texto, mas são perfeitamente capazes de compreender e produzir a linguagem escrita. Você pode propor a escrita de alguns trechos ou de outros tipos de textos, como os informativos, por exemplo.